CONCEITOS BÁSICOS
COMPUTADOR
“Que ou aquele que faz cômputos, que calcula” (dicionário) - “aparelho concebido para desempenhar cálculos e operações lógicas com facilidade, rapidez e confiabilidade, segundo instruções (programas) nele introduzidas, constituído, de um modo geral, por unidade(s) de introdução (input), unidade de processamento central (C.P.U.), unidade de armazenamento principal permanente, memória temporária e unidade(s) de saída (output);” (dicionário).
“Qualquer aparelho que possibilita fazer cálculos” (dicionário)
“Máquina eletrônica que, por meio de um programa, processa dados, cujos resultados se conseguem mediante operações matemáticas velocíssimas e extremamente complexas”
Equipamento eletrônico capaz de receber dados, processar, transformar e armazenar os mesmos, e fornecer informações ao usuário
COMPUTAÇÃO
“Ato de operar um computador” (dicionário)
“Ação de computar” (dicionário)
Ação de determinar pelo uso de computador
BREVE HISTÓRICO DOS COMPUTADORES
Os primeiros computadores inventados pelo homem diferem muito dos que podemos observar nos dias de hoje. O ábaco é um deles. Desde os primórdios o homem vem fazendo contas. Porém o cálculo adquiriu importância quando o comercio foi instituído. Afora os dedos, os primeiros recursos usados para calcular foram pequenos pedregulhos, usados para representar os números de um a dez. Mais tarde, por volta do ano 3000 a.C., os chineses inventaram o ábaco, que representava os números em unidades, dezenas, centenas e milhares através de contas.
Certamente, após o aparecimento do ábaco, as máquinas de calcular foram sendo aperfeiçoadas. Por volta do ano 1600 d.C. novas soluções mecânicas foram apresentadas para o antigo problema de calcular, como a tabela de multiplicações de John Napier e a máquina de calcular de Wilhelm Schickard, capaz de desenvolver as quatro operações. Em 1642 Blaise Pascal (matemático francês) criou uma máquina de somar mecânica utilizando engrenagens, chamada PASCALINE (em homenagem á sua modéstia). Alguns anos depois, Oottfried Leibnitz (matemático alemão) desenvolveu uma máquina de multiplicar e dividir, predecessora das máquinas de calcular ainda utilizadas hoje em dia por alguns comerciantes. Sua idéia foi mais tarde aperfeiçoada por Thomas Colmar em um instrumento chamado aritmômetro.
No entanto, todas essas "máquinas de calcular" diferem muito de um computador moderno no sentido de programabilidade. Um computador deve ser capaz de executar uma
seqüência completa de instruções fornecidas pelo programador. O primeiro projeto com essa nova preocupação foi desenvolvido por Charles Babbage em 1833. Chamava-se calculadora analítica e utilizava um sistema de cartões perfurados que davam instruções à máquina. Esses cartões são considerados os primeiros programas de computador. Porém,
essa calculadora não passou de um projeto, devido a não corresponder as necessidades da época. O mesmo principio de cartões perfurados foi utilizado por Herman Hollerith por
volta do ano 1880 na construção de um sistema para o processamento de dados do censo
populacional americano. O resultado demorou sete anos para ser obtido. Em 1890
Hollerith inovou o sistema diminuindo o tempo de processamento para dois anos. A partir
de 1940 a evolução dos computadores passou a acompanhar a própria indústria eletrônica
e em 1944 surgiu o computador Mark 1, o primeiro que utilizou componentes eletromecânicos. O numero de máquinas que surgiu a partir de então se tornou cada vez maior e sua evolução pôde então ser analisada dividindo-se em famílias ou gerações de computadores.
A primeira geração (1946 - 1955)
Utilizavam as válvulas como componentes eletrônicos. Além de grandes e pesados, consumiam muita energia causando superaquecimento em pequeno espaço de tempo. O
processamento era demasiado lento. O E.N.I.A.C., desenvolvido por Von Newmann, possuía 18000 válvulas e pesava cerca de 30 toneladas.
A segunda geração (1956 – 1963)
Construídos com transistores, eram chamados de computadores de estado sólido (as válvulas trabalhavam a base de gás). Tornaram-se mais compactos e rápidos, além de
apresentarem um menor consumo de energia e aquecerem bem menos que os da primeira geração. Apesar das melhorias, ainda apresentavam vário problemas como a limitação da capacidade de armazenamento de dados (memória).
A terceira geração (1964 - 1970)
Com o aperfeiçoamento dos circuitos integrados a informática deu um passo gigantesco em sua evolução. Menores e mais velozes, consomem bem menos energia que os transistores.
A quarta geração (1971 - 1981)
À medida que os circuitos integrados foram ficando maiores na década de 70, começaram a apresentar problemas. Era necessário um circuito que fizesse várias coisas diferentes, pois os circuitos integrados eram muito específicos em suas funções. Surgiram então os microprocessadores, e em conseqüência, os microcomputadores, que com seu baixo custo foi responsável pela popularização das máquinas.
5ª geração (1981 até a atualidade)
Processadores com altíssima velocidade de processamento; Inteligência Artificial.
CLASSIFICAÇÃO DOS COMPUTADORES ANTIGA NOVA
v Microcomputador
v Supermicro
v Minicomputador
v Supermini
v Grande Porte (Mainframe)
v Supercomputador
v Classificação dos computadores
v Desktop (micro)
v Servidor de rede
v Grande Porte (Mainframe)
v Supercomputador
DEFINIÇÕES
1. HARDWARE - Parte física do computador. Seu computador é composto de muitas partes chamado hardware. Seu hardware executa programas (software) que traduzem as instruções que você envia para seu computador em um idioma que ele pode entender.
2. SOFTWARE - Parte lógica de um sistema de computadores, ou seja, é um conjunto de programas, procedimentos e documentação relacionada, associado a um sistema de computador.
3. DISQUETE - Unidades de memória auxiliar em forma de pequenos discos, largamente usados por serem de baixo custo e proporcionarem razoável garantia das informações gravadas. São encontrados nos tamanhos 3 1/2 e 5 1/4. Um drive de disquete utiliza um disquete removível que tem menos capacidade de armazenamento que um disco rígido. O disquete é removível e possui vários tamanhos. Muitos sistemas usavam disquetes 5.25 polegadas (antiquado). Este disquete é fino e flexível, e por isso é um pouco frágil. A maioria dos computadores hoje em dia usa disquetes de 3.5 polegadas. Este tipo de disquete é protegido por uma cobertura de plástico dura.
4. DISCO RÍGIDO (HD) - Unidade de memória auxiliar em forma de disco, o qual fica dentro do computador com a função de armazenar informações. Tem funcionamento parecido com um disquete, com a vantagem de ter maior velocidade na leitura e na gravação de dados, e ter maior durabilidade. Um disco rígido é um disco não-removível que é embutido em seu sistema. Com um disco rígido, você pode armazenar grandes quantidades de informação em vez de armazenar isto em muito disquete.
5. MAINFRAME (grande porte) - Um mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede. (O termo mainframe se refere ao gabinete principal que alojava a unidade central de processamento nos primeiros computadores.) Ainda são muito usados em ambientes comerciais e grandes empresas (bancos, empresas de aviação, universidades, etc.). São computadores que geralmente ocupam um grande espaço e necessitam de um ambiente especial para seu funcionamento, que inclui instalações de refrigeração (alguns usam refrigeração a água). Os mainframes são capazes de realizar operações em grande velocidade e sobre um volume muito grande de dados.
6. PC - A expressão "computador pessoal" (ou sua abreviação em inglês PC, de "Personal Computer") é utilizada para denominar computadores de mesa (desktops), laptops ou Tablet PCs executando vários Sistemas Operacionais em várias arquiteturas. Os Sistemas Operacionais predominantes são Microsoft Windows, Mac OS e Linux e as principais arquiteturas são as baseadas nos processadores x86, x64 e PowerPC.
7. NOTEBOOK / LAPTOP - Um laptop (também chamado de notebook) ou computador portátil é um computador portátil, leve, designado para poder ser transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade. A expressão laptop deriva da aglutinação dos termos em inglês lap (colo) e top (em cima) significando computador portátil, em contrapartida aos desktop (em cima da mesa).
8. ROM - Acrônimo para a expressão inglesa Read-Only Memory é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. Atualmente, o termo Memória ROM é usado informalmente para indicar uma gama de tipos de memória que são usadas apenas para a leitura na operação principal de dispositivos eletrônicos digitais, mas possivelmente podem ser escritas por meio de mecanismos especiais. Entre esses tipos encontramos as PROM, as EPROM, as EEPROM e as memórias flash. Ainda de forma mais ampla, e de certa forma imprópria, dispositivos de memória terciária, como CD-ROMs, DVD-ROMs, etc., também são algumas vezes citados como memória ROM.
9. RAM - Memória RAM (Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório, é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais. O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso seqüencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas.O nome da Memória RAM não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (ROM, etc...) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria Memória de Leitura e Escrita. Também fica implícito que é uma memória volátil, isto é, todo o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada.
10. ALFANUMÉRICO - Tipo de informação utilizada pelo computador que utiliza letras, números e outros caracteres especiais, ou seja, qualquer letra ou número usado num computador.
11. CPU - A CPU (Central Processing Unit em inglês, ou Unidade Central de Processamento), microprocessador ou Processador é a parte de um computador que interpreta e leva as instruções contidas no software. Na maioria das CPUs, essa tarefa é dividida entre uma unidade de controle que dirige o fluxo do programa e uma ou mais unidades de execução que executam operações em dados.Quase sempre, uma coleção de registros é incluída para manter os operadores e intermediar os resultados.Quando cada parte de uma CPU está fisicamente em um único chip circuito integrado, ela é chamada de microprocessador. Praticamente todas as CPUs fabricadas hoje são microprocessadores. O termo CPU é frequentemente usado de forma pouco precisa para incluir outras partes importantes de um computador, tais como caches econtroladores de entrada/saída, especialmente quando aquelas funções estão no mesmo chip/microprocessador da CPU.
12. PLACA MÃE - Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na placa-mãe encontramos não só o processador, mas também a memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os conectores do barramento PCI e os chipset, que são os principais circuitos integrados da placa-mãe e são responsáveis pelas comunicações entre o processador e os demais componentes.
13. CURSOR - Marcador móvel que indica onde o próximo caractere deve aparecer no vídeo, ou seja. O marcador piscante na tela que mostra onde os caracteres que você digita no teclado aparecerão na tela.
14. PORTA - Plugues ou soquetes em um computador usados para entrada e saída de
comunicação entre o computador e seus periféricos. As mais comuns são as paralelas,
seriais e USB. Dispositivo de hardware por onde são enviados e/ou recebidos dados.
São usadas para conectar impressoras, monitores, scanner e modem.
15. PROGRAMA - Um programa de computador é uma coleção de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou ao arquivo que contém a forma executável deste código fonte.
16. DOS ou OS - DOS: O nome é a sigla de Disk Operating System (sistema operacional em disco). Originalmente foi desenvolvido pela Seattle Computer Products (SCP), em uma tentativa de criar um concorrente para o estabelecido Sistema Operacional CP/M, implementado para computadores da família IBM PC, para os processadores Intel 8080, Intel 8085 e Zilog Z80 de 8 bits.
OS: Operating System (inglês) ou sistema operacional (português brasileiro) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e seus recursos computacionais (softwares ou hardwares) e o usuário e um gerenciador destes recursos dentro do sistema computacional.
17. CD-ROM - O CD-ROM foi desenvolvido em 1985 e traduz-se aproximadamente em língua portuguesa para Disco Compacto - Memória Apenas para Leitura. O termo "compacto" deve-se ao seu pequeno tamanho para os padrões vigentes, quando do seu lançamento, e "memória apenas para leitura" deve-se ao fato de o seu conteúdo poder apenas ser lido, e nunca alterado, o termo foi herdado da memória ROM, que contrasta com tipos de memória RW como memória flash. A gravação é feita pelo seu fabricante. Existem outros tipos desses discos, como o CD-R e o CD-RW, que permitem ao utilizador normal fazer a suas próprias gravações uma, ou várias vezes, respectivamente, caso possua o hardware e software necessários.
TÉCNICAS ADEQUADAS PARA MANUSEAR E GUARDAR DISCOS
(CD’s, Disquetes, Etc.)
Cuidados:
1) Preencher as etiquetas de Identificação antes de serem afixadas;
2) Não expor os disquetes ao sol;
3) Não colocar objetos pesados sobre eles;
4) As partes expostas do disco não devem ser tocadas;
5) Recolocar os disquetes no envelope protetor sempre que for removido;
6) Mantenha os disquetes longe de campos magnéticos ou elétricos (como imãs,
televisões, alto-falantes, telefone e monitores de computadores);
7) Armazene seus disquetes em lugar seguro, longe de pó, umidade e temperaturas
altas;
8) Nunca dobre seus disquetes;
9) Mantenha sempre cópias de segurança de seus disquetes.
10) Não escreva em etiquetas de disquete com canetas esferográficas.
FUNÇÕES DE ALGUNS COMPONENTES DO COMPUTADOR
1) Teclado - Unidade de auxílio do computador responsável pelo encaminhamento de dados de entrada através de teclas do alfabeto, de números e de outros caracteres, ou seja, dispositivo de entrada de dados que contem letras, números e símbolos em teclas onde o usuário interage com o computador digitando os comandos e informações.
2) Monitor - Um monitor de vídeo, ou simplesmente monitor, é um dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para o usuário, na medida em que permite a visualização dos dados e sua interação com eles. Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Atualmente, essas tecnologias são duas: CRT e LCD. À superfície do monitor sobre a qual se projeta a imagem chamamos tela, ecrã ou écran.
3) Impressora - Dispositivo periférico usado para saída de informações de forma impressa em papel. Atualmente existem muitos modelos mais as mais comuns são as que utilizam a impressão por Jato de Tinta.
4) CPU - (Unidade de Processamento Central/Sistema) A parte de um computador que executa cálculos, executa instruções e transfere informações entre todas as partes do computador. Microcomputadores contêm apenas um CPU ou microprocessador.
5) Winchester ou HD - Disco rígido ou disco duro, no Brasil popularmente também HD; (o termo "winchester" há muito já caiu em desuso), é a parte do computador onde são armazenadas as informações, ou seja, é a "memória permanente". É caracterizado como memória física, não-volátil, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado.
DIFERENÇAS ENTRE IMPRESSORAS
IMPRESSORAS MARGARIDA - São impressoras de texto de grande qualidade, preteridas em função das impressoras matriciais que são mais abrangentes (texto e gráficos), embora não consigam tanta qualidade. Eram muito utilizadas na década de 1980, embora nunca tenham sido tão populares como as matriciais.Este tipo de mecanismo era muito utilizado nas máquinas de escrever tradicionais, onde uma esfera com vários caracteres (a margarida) girava ate posicionar o caractere pretendido em frente de um pequeno martelo. O martelo, ao atingir o caractere que se encontrava a sua frente, fazia-o embater na fita impregnada em tinta e em seguida no papel. O número de caracteres impressos reduzia-se ao número de caracteres existentes na margarida.
IMPRESSORA MATRICIAL - Impressora de agulhas é um tipo de impressora de impacto, cuja cabeça é composta por uma ou mais linhas verticais de agulhas, que ao colidirem com uma fita impregnada com tinta (semelhante a papel químico), imprimem um ponto por agulha. Assim, o deslocamento horizontal da cabeça impressora combinado com o acionamento de uma ou mais agulhas produz caracteres configurados como uma matriz de pontos. A definição (qualidade) da impressão depende, basicamente, do número de agulhas na cabeça de impressão, da proximidade entre essas agulhas e da precisão do avanço do motor de acionamento da cabeça de impressão.
IMPRESSORA A LASER - É um tipo de impressora que produz resultados de grande qualidade para quem quer desenho gráfico ou texto, utilizando a tecnologia do laser.Esta impressora utiliza o raio laser modulado para a impressão e envia a informação para um tambor, através de raios laser.O modo de funcionamento é muito semelhante ao das fotos copiadoras. As impressoras a laser podem imprimir em cores ou preto e branco.O funcionamento das impressoras a laser baseia-se na criação de um tambor fotossensível, que por meio de um feixe de raio laser cria uma imagem eletrostática de uma página completa, que será impressa. Em seguida, é aplicado no tambor, citado acima, um pó ultrafino chamado de TONER, que adere apenas às zonas sensibilizadas. Quando o tambor passa sobre a folha de papel, o pó é transferido para sua superfície, formando as letras e imagens da página, que passa por um aquecedor chamado de FUSOR, o qual queima o Toner fixando-o na página.
PLOTTER OU LUTTER - É uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões, com elevada qualidade e rigor, como por exemplo plantas arquitetônicas, mapas cartográficos, projeto de engenharia e grafismo. Primeiramente destinada à impressão de desenhos vetoriais, atualmente encontram-se em avançado estado de evolução, permitindo impressão de imagens em grande formato com qualidade fotográfica, chegando a 2400 dpis de resolução. Conhecidas como plotters de impressão, dão saída como as impressoras desktop convencionais, utilizando programas específicos que aceitam arquivos convencionais de imagem como TIF, JPG, DWG, EPS e outros. Essas impressoras podem usar diversos suportes como papel comum, fotográfico, Película, Vegetal, auto-adesivos, lonas e tecidos especiais.
IMPRESSORAS A JATO DE TINTA - Utilizam sistemas dotados de uma cabeça de impressão ou cabeçote com centenas de orifícios que despejam milhares de gotículas de tinta por segundo, comandados por um programa que determina quantas gotas e onde deverão ser lançadas as gotículas e a mistura de tintas.
IMPRESSORA TÉRMICA (ou impressora térmica direta) - produz uma imagem impressa aquecendo seletivamente papel termo crômico ou papel térmico, como é mais conhecido, quando a cabeça de impressão térmica passa sobre o papel. O revestimento torna-se escuro nos locais onde é aquecido, produzindo uma imagem. Impressoras de transferência térmica bicolores são capazes de imprimir em preto e numa cor adicional, aplicando calor em duas temperaturas diferentes.
FATORES QUE PODEM DANIFICAR OS COMPUTADORES
1. Sujeira
2. Eletricidade estática
3. Oscilação da rede elétrica
4. Água e bebidas em geral
5. Base instável
6. Fonte de calor muito forte
7. Objetos estranhos inseridos nas aberturas
8. Usuários curiosos e destreinados.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA
Periféricos de entrada são unidades externas de auxílio ao computador que lêem as informações existentes nos veículos de entrada e as encaminham junto ao processamento central. São exemplos de periféricos de entrada o teclado, mouse, scanner, Light Pen, disquete, modem e as leitoras de cartões magnéticos.
BACKUP – CÓPIA DE SEGURANÇA
De forma geral, o backup é uma tarefa essencial para todos os que usam computadores e / ou outros dispositivos, tais como máquinas digitais de fotografia, leitores de MP3, etc.Atualmente os mais conhecidos meios de backups são: CD-ROM, DVD, disco rígido externo e fitas magnéticas e, mais recentemente, o Backup externo também denominado Backup Online, onde os dados são enviados pela Internet ou através da rede para outro ambiente, e são armazenados em equipamentos sofisticados, de grande porte e alta segurança.Na prática existem nos principais Sistemas Operacionais utilitários que implementam essa funcionalidade, mas existem inúmeros outros softwares e empresas com soluções mais específicas e mais poderosas para criação de backups e a posterior restauração.Os sistemas de backup podem ser tanto Online (Internet) quanto offline (Rede Interna). Exemplos de Backup Online podem ser encontrados na Internet pesquisando por backup online e o Backup Offline se caracteriza pelo uso de HD's externos ou sistemas de backup sem trafegar pela Internet.